jácotei

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cidades Históricas

Alagoas não é só praia. As cidades seculares de Penedo e Marechal Deodoro têm muita história, casarões coloniais e lindas igrejas barrocas. Visitar estas cidade é voltar ao tempo do Brasil Colonial!

Outro destaque do interior alagoano é a cidade União dos Palmares, famosa por abrigar o Quilombo dos Palmares de Zumbi, símbolo da luta pela libertação dos escravos no Brasil.




Penedo, o Brasil Colonial às margens do Rio São Francisco. A Cidade fundada em 1614, é o maior patrimônio histórico de Alagoas, repleta de igrejas e sobrados dos séculos 17 e 18 tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. Foi palco de várias disputas entre holandeses e portugueses por seu território. Localizada no extremo sul do Estado, a 180 km de Maceió.



Marechal Deodoro, a primeira capital de Alagoas, berço do Proclamador da República. Seus primeiros habitantes chegaram em 1520, a cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, por possuir um acervo arquitetônico riquíssimo, construído pelos Colonizadores Portugueses e Missionários Franciscanos. Localizada a poucos minutos de Maceió, é banhada pela Lagoa Manguaba e nela também está situada a famosa praia do Francês.

UNIÃO DOS PALMARES

"A Terra da Liberdade"


Serra da Barriga

União dos Palmares foi o último núcleo de resistência escrava das Américas, era na Serra da Barriga que estava localizado o Quilombo dos Palmares,um grupo de escravos negros, fugidos das fazendas na região Nordeste do Brasil.

Foi o maior quilombo, em extensão e duração, espalhando-se por vários pontos, e durou praticamente 100 anos, entre 1600 e 1695. A população total de Palmares chegou a atingir a marca de 20 mil habitantes, o que representava 15% da população do Brasil. Zumbi foi um dos líderes mais famosos de Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário